Jul
14
Cupcakes: Os Nossos Bolinhos Favoritos!

Há poucos meses atrás o mundo dos doces foi abalado pela disputa entre dois pequenos gigantes na preferência entre o mini-bolo favorito do mundo: Whoopies ou Cupcakes? Dizia-se que a supremacia dos Cupcakes havia acabado e que os Whoopies eram a bola da vez. Nós até tivemos post sobre isso, lembra?

Pois os meses passaram e o que estamos vendo é uma enxurrada de cupcakerias invadindo os corredores dos shoppings e até as ruas dos nossos bairros. Só esta semana descobri quatro!

A Vintage Cupcake anda onipresente… Semana passada fiquei menos de 24hs no Rio e me deparei com dois quiosques desta marca.

A Wondercake tem como diferencial um produto mais refinado além da parceria com os chás orgânicos The Gourmet Thé, que eu adoro!

A The Original Cupcake segue a linha da Vintage, com bolinhos mais coloridos em quiosques para “devoradas” rápidas.

E a Delicake, que tem algumas lojas espalhadas por bairros de São Paulo, assim como a Wondercake aposta em ingredientes de primeira linha, como chocolate belga com 70% cacau, e tem uma parceria sensacional com a Chandon

Cupcakes

Deu água na boca?

Receita básica de Cupcake:

Ingredientes da Massa

100 g de manteiga
1 ½ xícara de açúcar
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ xícara de claras
225 g de farinha de trigo
170 ml de leite
1 1/8 de colher (chá) de fermento em pó
24 formas de empadinha
24 forminhas de papel impermeável
1 assadeira

Modo de preparo da Massa

Pré-aqueça o forno a 180o. Peneire os ingredientes em pó, separadamente, exceto o sal. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Batendo sem parar, adicione o sal e a essência de baunilha. Em seguida adicione as claras vagarosamente e, por último, junte a farinha e o leite alternando em duas vezes, começando pela farinha. Depois de bem misturado, acrescente o fermento e bata tudo por cerca de 20 segundos. Coloque as forminhas de papel dentro das formas de empada untadas. Preencha com a massa até a metade da altura. Coloque-as sobre uma assadeira. Asse por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito, para conferir se a massa está bem assada. Conserve em local seco e fresco.

Ingredientes da Cobertura

100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (sopa) de leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo da Cobertura

Leve à batedeira a manteiga e adicione o açúcar aos poucos. Acrescente o leite e a essência de baunilha e bata até obter uma mistura cremosa. Se endurecer, acrescente um pouco de leite, já se a mistura estiver mole demais, acrescente um pouco mais de açúcar, incorporando delicadamente.

Bom Apetite!